sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Com o pé na estrada - Parque Estadual de Vila Velha



O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico que fica localizado em Ponta Grossa e é um dos principais pontos turísticos da cidade. O parque foi criado para proteger seus 18 km² de formação rochosa, que ao longo dos anos vem sofrendo erosões do vento e da água criando belas esculturas naturais que estão em constante modificação por se tratar de arenito ( rocha sedimentar). O parque é composto por três setores  de visitação : os arenitos, as furnas, e a lagoa dourada. Além da existência de uma lenda muito bonita que gira em torno do parque.



Segundo a lenda, esse recanto foi escolhido pelos primitivos habitantes para ser o Abaretama, "terra dos homens", onde esconderiam o precioso tesouro "itainhareru". Tendo a proteção de Tupã, era cuidadosamente vigiado pelos apiabas, varões escolhidos entre os melhores homens de todas as tribos. Os apiabas desfrutavam de todas as regalias, porém era-lhes vedado o contato com as mulheres, mesmo de suas próprias tribos. A tradição dizia que as mulheres, estando de posse do segredo do Abaretama, revelariam aos quatro ventos e, chegada a notícia aos ouvidos do inimigo, estes tomariam o tesouro para si. 

Dhui fora escolhido para chefe supremo dos apiabas. Entretanto, não desejava seguir aquele destino. Seu sangue se achava perturbado pelo fascínio feminino. As tribos rivais, ao terem conhecimento do fato, escolheram Aracê Poranga para tentar o jovem guerreiro e tomar-lhe o coração para conseguir o segredo do tesouro. 

Não foi difícil Aracê se apaixonar completamente por Dhui. Numa tarde primaveril, Aracê veio ao encontro de Dhui trazendo uma taça de "uirucuri", o licor de butias, para embebedar Dhui. No entanto, o amor já se assenhorava de sua razão e ela também tomou o licor, ficando ambos sob a sombra de um Ipê, languidamente entrelaçados. 

Tupã vingou-se, desencadeando um terremoto que abalou toda a planície. Abaretama, completamente destruída, tornou-se pedra. O tesouro de ouro fundiu-se e liquidificou-se, transformando-se na Lagoa Dourada. Os dois amantes, castigados, foram petrificados um ao lado do outro. Junto a eles ficou a taça, igualmente petrificada. E foi assim que Abaretama se tornou Itacueretaba. 




Um pouco sobre os arenitos

Sobre a sua formação, "Vila Velha remonta ao período Carbonífero  (há aproximadamente 340 milhões de anos), quando o mar interior que existia no local começou a ser drenado, expondo o material arenoso que acabou cimentado com óxido de ferro (daí a cor avermelhada).Nos milênios seguintes o terreno gradativamente se elevou e foi vagarosamente erodido pela ação dos ventos e da chuva que atuaram nas zonas mais frágeis das rochas, desgastando-as de forma diferencial e até mesmo isolando-as em diversos blocos." ( Wikipédia)







O parque é encantador e vale muito a pena conferir, em cada cantinho uma parte do nosso passado que vem sendo construído a milhares de anos.


O bosque



Furnas 1



Furnas 2


A lagoa dourada 



Espero que tenham curtido.
Beijão e até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...