quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Horta em casa - Aquaponia



Quem nunca sonhou em ter uma pequena horta nos fundos de casa, ou até mesmo em um pequeno espaço no apartamento, e poder colher tudo fresquinho e livre de agrotóxicos? Conheço muitas pessoas que tem essa vontade, mas que geralmente por falta de espaço acabam achando não ser possível e desistem. Hoje vim trazer uma novidade para vocês e mostrar que mesmo em pequenos espaços podemos colher muitas coisas.

Há quatro meses venho testando um sistema, que conheci por acaso na internet através desta imagem a baixo, conhecido como "aquaponia". E o que vem a ser isso? Aquaponia é um tipo de cultivo que envolve plantas e peixes. 



O sistema consiste em uma troca que é possível através do ciclismo da água do tanque, onde as fezes dos peixes(ricas em amônia), servem de alimento para algumas bactérias presentes na cama de cultivo, que transformam essa amônia em nitrito e depois em nitrato, esse nitrato é o que aduba as plantas, ao passar por essa cama de cultivo a água volta para o tanque limpa e pronta para um novo ciclo.


O sistema pode ser bem básico como o que eu implantei aqui na minha casa, como pode ser bem elaborado como muitos que encontramos na internet.Vou deixar aqui um projeto bem simples para quem tiver curiosidade e vontade de fazer um também. Esse projeto foi feito por Wagner Annunciato e disponibilizado  pelo sistema de aquaponia Equilibrium (Projeto).

E agora vamos ao meu sistema né gente, é algo que me deixa muito orgulhosa a cada dia. Como eu já disse lá em cima ele tem quatro meses, e nesse tempo já colhi alface, cebolinha, agrião, pepino, salsinha, hortelã, cidreira, alho poró, e já temos também tomates, abobrinha, morango, repolho, abacaxi e por aí vai. Da para plantar muitos tipos de hortaliças e vegetais.


Primeiros momentos do sistema (essa é a cama de cultivo, geralmente utiliza-se brita ou argila expandida, nada de terra ou areia para não entupir o encanamento )


A água entra por essa mangueira e sai por baixo( tem um esquema de sifão que eu não utilizei, mas que é muito útil para não haver transbordamento) eu fiz tudo adaptando com o material que já tinha em casa)



                                                                         Agrião


Pepino



Primeira abobrinha saindo


Tomate


Pimentão


Esse é meu pequeno paraíso.
O legal é o que me levou até ele foi uma imagem e minha curiosidade em descobrir o que era aquilo, o que acabou por me mostra possibilidades maiores do que aquele pequeno aquário aquaponico.
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.Vou tentar fazer atualizações do meu sistema aqui frequentemente.

Qualquer duvida é só deixar nos comentários.

Beijão e que Deus abençoe a cada um de vocês



3 comentários:

  1. to preparando minha aquaponia 4000 ltrs de agua vamos ver se dar certo ok té

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana isso,Elisangela. Depois quero ver os resultados :)

      Excluir
  2. bom dia, gostaria saber onde posso comprar os aquários para aquaponia para instalar no meu apartamento.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...