segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pasta de amendoim




Hoje vamos falar sobre uma das melhores coisas do mundo, que é comer. Nham, nham. Como eu gosto muito de cozinhar vou começar a postar algumas coisas que costumo fazer em casa para vocês. Receitas que já estou acostumada e outras novas que deram certo, (óbvio que não vou ensinar fazer coisas que não deram né, Hahahaha).


Hoje irei estrear com uma receitinha nova que aprendi e deu super certo. Pasta de amendoim. Eu sempre fui louca pra comer essa tal pasta. Sabe quando vemos nesses filmes aquelas cenas de pasta de amendoim e geleia de morango no café da manhã? Pois bem, esse era um sonho de menina que eu nunca havia realizado, até essa semana (Hahahaha). Vou ensinar a vocês, é super fácil de fazer e muito, muito delícia. Mas vamos ao que interessa né.


Ingredientes:

  •   ½ kg de amendoim sem casca e sem pele torrado 
  •  1 ½ xícaras de chá de açúcar 
  • 1 colher de chá rasa de sal

Vamos ao passo a passo:

Se você conseguir encontrar o amendoim já torrado e sem casa beleza, vai economizar um bom tempo, mas se não, faça como eu fiz do modo convencional. Pegue o amendoim coloque no tabuleiro e leve ao forno quente, (também pode ser torrado  no microondas, ou em panela mesmo, porém lembrando de usar o recipiente adequado a cada um) deixe lá por um tempinho observando sempre a cor da casca do amendoim, lembrando de mexer algumas vezes para torrar uniformemente. Quando a casca mudar de cor retire um amendoim e esfregue nas mãos (cuidado que estará quente), se a casca soltar facilmente ele está torrado, se não deixe mais um pouco. Tenha muito cuidado para não torrar demais, pois se isso acontecer ficará com gosto ruim.

Imagem ruim pois é de celular

Depois de torrado é hora de tirar a casca do amendoim, e por consequência hora de fazer bagunça. Eu utilizei um socador de alho e um escorredor de macarrão, acho a maneira mais fácil de fazer, mas tem pessoas que utiliza pano de prato. Vou ensinar as duas maneiras, vocês decidem o que é melhor.
Utilizando o socador e o escorredor, você coloca o amendoim no escorredor e vai fazendo movimentos pressionando o amendoim contra o escorredor, utilizando para isso o socador de alho (tipo quando soca o feijão) vai perceber que as cascas estão saindo dai você dá uma sopradinha pra que elas voem e se separem do amendoim ( com cuidado pra não voar casca pra todo lado), vai repetindo até o amendoim ficar todo sem casca. E com o pano de prato, você estica o pano em uma mesa e coloca amendoim suficiente para que o pano possa ser fechado, como uma trouxinha e vai fazendo movimentos nesta mesma superfície (como se estivesse sovando massa de pão) e depois repete o mesmo processo lá de cima, ir soprando para separar a casca até não sobrar.


Agora sim vamos dar início a pasta:

Pegue o amendoim torrado, o açúcar e o sal e despeje tudo em um processador deixe bater bem. Tem pessoas que utilizam um pouco de óleo vegetal para essa receita, mas eu não utilizei, pois o próprio amendoim conforme batido vai liberando o seu óleo. Quando chegar a consistência de uma pasta maleável está pronto.
Também dá para fazer no liquidificador (foi como eu fiz), mas o processo é bem mais lento e exige cuidado,  tem que ir adicionando aos poucos os ingrediente pois a massa a principio é seca então agarra no fundo do liquidificador. De resto é a mesma coisa.

Imagem ruim pois é de celular

A partir desta pasta você pode fazer muitas outras coisas, tipo recheio de tortas, mouses, coberturas, ou apenas comer o famoso pão com geleia e pasta de amendoim. 

Vai dizer que não deu vontade de comer essa delícia? Se você é viciada em amendoim como eu, aposto que sim.

Beijos Meninas e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...